02/06/2012

O quanto sua auto percepção está alinhada com a imagem que os outros têm de você?


Como melhorar seu marketing pessoal?

JanelaJohari
Janela de Johari é uma ferramenta  para  autoconhecimento, comunicação e feedback criada por dois psicólogos americanos, Joseph Luft e Harrington Ingham, há cerca de 50 anos, que mostra a interação entre nossa auto percepção e a maneira como os outros nos veem.
A Janela de Johari é dividida em quatro quadrantes, veremos a seguir o que significa cada uma destas partes.
O conceito da Janela de Johari permite-se revelar o grau de lucidez nas relações interpessoais e também desvendar o EU através da divisão do mesmo em 04 domínios:

- Área livre ou eu aberto
- Área cega ou eu cego
- Área secreta ou eu secreto
- Área inconsciente ou eu desconhecido


                                             Conhecido pelo EU                       Não Conhecido pelo EU                                         
Conhecidos pelos OUTROS

“EU ABERTO”



“EU CEGO”

Não Conhecidos pelos OUTROS


“EU SECRETO”“




“EU DESCONHECIDO

EU ABERTO:  é formado por sua auto percepção e pela maneira como os outros percebem você. Quanto mais informações sobre si mesmo você disponibilizar para as pessoas maior transparência haverá nas relações.
EU SECRETO:  são as informações e características pessoais que somente você conhece sobre si mesmo. E só você mesmo é quem pode decidir o que irá revelar ou não aos outros. Muitos mal entendidos poderiam ser desfeitos se você se mostrasse mais e se abrisse mais para as pessoas com quem convive.
EU CEGO: é aquela área de nossa vida que desconhecemos em relação ao que os outros percebem de nós. Quando temos um baixo nível de relacionamento interpessoal, a tendência é que as pessoas não exponham o que pensam de nós, e com isso ficamos sem ter feedback. Ficar mais atento às mensagens transmitidas pelas pessoas em relação a nós ajuda a diminuir esta área do eu cego.
EU DESCONHECIDO:  é o campo de nosso inconsciente, daquilo que tanto você desconhece sobre si mesmo, como também os outros desconhecem sobre você. Desenvolver um maior autoconhecimento através do estudo de suas próprias atitudes, muitas vezes sem nexo aparente, ou se necessário através de análise pode ajudar muito a diminuir esta área em sua vida.
O desequilíbrio entre estas áreas certamente irá prejudicar sua carreira profissional, como também sua vida e relacionamentos pessoais.
Seguem algumas dicas para melhorar nosso marketing pessoal baseado no estudo da Janela de Johari:
1.       faça um levantamento de todas as características positivas e negativas sobre sua pessoa;

2.       seja transparente, torne público o maior número de características sobre sua pessoa no seu ambiente de trabalho e pessoal, tomando o cuidado de não prejudicar sua imagem expondo informações desnecessárias e inadequadas ao contexto;

3.       mantenha um grupo restrito de pessoas no trabalho e na vida pessoal em que possa compartilhar um número maior de informações recíprocas, isto gera confiança mútua e possibilita uma maior abertura pessoal;

4.       procure dar abertura às pessoa para falar de você mesmo, peça feedback, procure deixar as pessoas à vontade e com liberdade para falar sobre você, assim, diminuirá a sua área cega,
Para construirmos uma imagem positiva tanto pessoalmente como profissionalmente, é necessário perceber a diferença existente entre a imagem que as pessoas têm de nós e a nossa própria percepção pessoal, e diminuirmos esta diferença.
O objetivo do marketing pessoal é construir uma imagem positiva, para ser apresentada às pessoas e organizações e conseguir passar uma imagem o mais próxima possível do que definirmos como a ideal.

Assista o vídeo sobre a Janela de Johari

Anete L. Blefari – Master Coach – Master em PNL
www.institutoessencial.com